Home > Liderança

Liderança

Liderança

Liderança é uma realidade em todos os tempos e lugares. Seja entre primitivos ou sociedades sofisticadas, ela se faz presente e viabiliza a ordem e os rumos dos povos. Há lideranças sinistras e predatórias; outras existem por consenso popular. Mas, na igreja, ela existe por outras razões. Deus as constitui para promover a união e o amadurecimento do seu povo (Efésios 4). Desde a escolha dos 12 apóstolos e dos primeiros diáconos até ao envio dos primeiros missionários pelo conselho dos apóstolos em Jerusalém, a igreja teve seus rumos assegurados por bons líderes, guiados pelo Espírito Santo.

Em 1976, a Igreja Pentecostal de Nova Vida (nome original da denominação) passou por um processo de desconforto e redefinição. A liderança, na forma que se achava na época, era inadequada para fazer face às necessidades criadas pelo crescimento e multiplicação das igrejas. Esta igreja, pentecostal, missionária e apostólica, por natureza, teve que se adaptar a sua nova realidade. Sob a regência do seu fundador, Reverendo Roberto McAlister, foi adotado o governo episcopal; isto é, uma igreja regida por bispos. Ele se tornou o primeiro Bispo da IPNV e, logo em seguida, ordenou outros dois para serem seus auxiliares.

Muito tempo se passou desde então. Muitas mudanças ocorreram desde o falecimento do Bispo Roberto em 1993. Hoje, o seu filho e sucessor, Walter Robert McAlister Junior, é o Bispo Primaz da Igreja Cristã Nova Vida e há 18 anos conduz a igreja, capacitado por Deus e com o auxílio de um Colégio de Bispos. O Bispo Primaz representa a denominação interna e externamente e dá voz à visão da ICNV.

O Primaz Visualizar fotografia.

A Aliança das Igrejas Cristãs Nova Vida é, de fato, um voto pessoal entre os pastores da denominação e o seu líder, o Bispo Primaz. O seu papel seria comparável ao papel de um pastor de uma igreja. Neste caso, a sua igreja é constituída pelos sacerdotes da denominação. O primaz realiza um culto para pastores uma vez por semana no "Presbitério". Neste culto há louvor, comunhão, oração e a orientação do Primaz, que pode ser uma mensagem ou uma orientação sobre variados assuntos. Neste sentido o Primaz vela pela saúde da denominação. Ele fica atento às ondas de doutrina, às áreas que necessitam de atenção, e até às questões éticas que surgem em meio às muitas provocações que assolam a Igreja em nossos tempos.

O Primaz também define o tom da ICNV, representando-a interna e externamente.  Sua liderança não constitui uma "chefia", pois a adesão é voluntária. Ele exerce autoridade que lhe é conferida pelos membros do Presbitério Nacional. Sua liderança, também não é solitária. Com a ajuda da Prelazia e Junta Episcopal, todas as suas decisões são cuidadosamente submetidas aos Bispos do Colégio para sua apreciação. O governo não é por consenso da maioria. É conduzido dentro de um compromisso de submissão mútua e de absoluta unanimidade. Se houver um "senão" de qualquer um dos bispos, o Primaz se compromete a esperar até que o Espírito Santo dê uma direção que pareça bem a todos, sem exceção.

O Primaz é uma voz profética para a denominação. Seu papel é de sempre buscar a direção do Espírito Santo para os próximos passos. Frequentemente, o Primaz traz para o Presbitério questionamentos que levam todos a re-examinarem questões que antes eram tidas como absolutamente resolvidas. Neste sentido, o Primaz provoca um processo contínuo de avaliação de paradigmas, com o propósito explícito de velar pelo vigor espiritual da Igreja.

Topo O Colégio de Bispos

O Colégio de Bispos compreende as três casas episcopais: A Primazia, a Prelazia, e a Junta Episcopal.  O Colégio é liderado pelo Primaz que, por sua vez, conta com os membros para auxiliá-lo no pastoreio dos membros do Presbitério Nacional.

Bispo Ubirajara Fernandes da Silva
Bispo Ubirajara Fernandes da Silva
Bispo Ubirajara Fernandes da Silva

Nasceu em 25 de maio de 1945. É casado com Maria Dulce G. da Silva. Converteu-se em 1967 na ABI.  Em 20 de junho de 1980, foi ordenado na ICNV em Botafogo. Atualmente, Bispo Ubirajara dedica todo seu tempo à Secretaria Nacional de Missões, um projeto que objetiva levar a ICNV a diversos lugares do Brasil, começando pelas capitais. Em 1994, foi ordenado ao episcopado.

Bispo Carlos Alberto José
Bispo Carlos Alberto José
Bispo Carlos Alberto José

Nasceu em 13 de setembro de 1946. Casado com Ilma Marques José. Converteu-se em 1976 na ICNV em Bonsucesso. Quatro anos depois, foi ordenado diácono. Em 29 de agosto de 1984 foi consagrado pastor na ICNV em Bonsucesso. Um ano depois, abriu a ICNV em Nilópolis. No dia 5 de agosto de 2005 foi ordenado ao ministério episcopal. Formou-se em Teologia em 1989 pela Faculdade Remanescente de Teologia e Filosofia e em 2004 pela Faculdade de Teologia Boa Vista. Curso de Ciências Sociais em nível de pós-graduação e Doutor em Ciência da Religião pela Faculdade de Servilla. Faculdade em Ciências Humanas da America Latina, em São Paulo. Filiado ao Conselho de Teólogos do Estado do Rio de Janeiro.

Bispo Luiz Paulo de Gois Cavalcante
Bispo Luiz Paulo de Gois Cavalcante
Bispo Luiz Paulo de Gois Cavalcante

Nascido em 22 de abril de 1957, é casado com Vera Lucia Maldonado Cavalcante. Foi ordenado em 26 de junho de 1986, na ICNV Taquara, pelo pastor Hugo Maldonado, onde ficou como pastor auxiliar durante seis meses. Logo em seguida, fundou a ICNV Vila Kosmos – hoje a ICNV Vila da Penha – onde pastoreou até o ano de 1989. Depois fundou a ICNV Freguesia (em Jacarepaguá), onde pastoreou até o ano de 1998. Com a morte do pastor Hugo Maldonado, em 1998, pastoreou a ICNV Taquara até o ano de 2005. Em 10 de abril de 2005 foi transferido para a ICNV Botafogo, como pastor auxiliar, e em setembro do mesmo ano, já como bispo, passou a titular. Ao longo dessa caminhada ministerial, lançou dez livros. Está cursando o mestrado em Psicologia Pastoral.

Bispo Paulo de Oliveira Lima
Bispo Paulo de Oliveira Lima
Bispo Paulo de Oliveira Lima

Nasceu em 18 de maio de 1955, casado com Lúcia de Fátima de Andrade Lima. Converteu-se aos 16 anos. Em 1976, mudou-se para Brasília, onde conheceu o trabalho da Igreja Cristã Nova Vida, na época liderada pelo pastor Reginaldo Figueira de Melo, e passou a integrar o corpo de membros dois anos depois. Sempre envolvido na obra do Senhor, como músico e também lecionando na Escola Dominical para crianças. Em 1984, voltou para o Rio de Janeiro e passou a congregar na ICNV em Osvaldo Cruz, na ocasião pastoreada pelo bispo Ubirajara Fernandes. Foi ordenado ao diaconato. Logo após, a igreja foi transferida para Marechal Hermes. No dia 11 de novembro de 1989, foi ordenado ao ministério pastoral. Formou-se no Seminário Betel em 1999. Após sua formatura, foi convocado pelo Bispo Primaz Walter McAlister para ajudá-lo a iniciar os trabalhos na ICNV no Recreio dos Bandeirantes. Em 2001, abriu uma congregação em Campo Grande. Em 2007, o Bispo Ubirajara assumiu a Secretaria de Missões e o então pastor Paulo Lima foi convidado a pastorear a ICNV em Marechal Hermes. Em 2008, foi ordenado ao ministério episcopal. No mesmo ano, fundou a Escola de Música, que objetiva a preparação de músicos para atuar na igreja, com visão para a formação de uma orquestra e preparação dos alunos para os concursos, bandas militares e orquestras sinfônicas.

Bispo Jorge Carvalho Virgínio
Bispo Jorge Carvalho Virgínio
Bispo Jorge Carvalho Virgínio

Nasceu em 11 de março de 1958. Casado com Dulce Santos Virgínio. Tiveram dois filhos, Estêvão e Jônatas. Na ICNV em Duque de Caxias, então liderada pelo pastor João Gomes Santiago, Bispo Jorge Virgínio Carvalho cresceu, foi separado ao diaconato e ao ministério pastoral em 13 de julho de 1991. Cursou seminário teológico durante três anos em sua comunidade. No entanto, o discipulado ao lado de seu pastor, aliado ao seminário, teve grande importância. Após a ordenação, trabalhou dois anos ao lado do pastor João Gomes Santiago e foi enviado para Fragoso. Em 2008, foi ordenado ao ministério sacerdotal.

Bispo Celso das Chagas Costa
Bispo Celso das Chagas Costa
Bispo Celso das Chagas Costa

Nascido em 22 de outubro de 1948. Casado com Vanda Lucia Piffano Costa. Formou-se no Instituto Bíblico Ebenezer. Converteu-se ao Evangelho de Jesus Cristo na ICNV em Bonsucesso. Mudou-se para a ICNV na Taquara, então liderada pelo pastor Hugo Maldonato. Foi ordenado ministro, depois a diácono e, posteriormente, ao ministerial pastoral, no dia 9 de novembro 1988. Como pastor, trabalhou mais um ano ao lado do pastor Hugo, quando foi deslocado para a ICNV em Vila Kosmos. A igreja mudou-se para a Vila da Penha, onde se localiza atualmente. Após 20 anos, em agosto de 2008, foi ordenado a Bispo da Igreja de Nova Vida.

Bispo Rubem Pinheiro Barreto
Bispo Rubem Pinheiro Barreto
Bispo Rubem Pinheiro Barreto

O Bispo Rubem Pinheiro Barreto é um homem cheio de amor e entusiasmo pela Obra de Deus. Sua vida tem sido marcada por sua fé e comunhão com o Senhor Jesus. Ainda criança ele ouviu os ensinamentos do evangelho em uma Igreja Batista do lugarejo onde nasceu, Colônia em São Fidélis. Aos quinze anos mudou-se para Niterói, e aos vinte, já ao lado da companheira de toda sua vida, Wanda, converteu-se na Igreja Assembléia de Deus da Engenhoca. Nesta época já se via sua dedicação à Obra de Deus, através do evangelismo nas praças e visita a hospitais. Poucos anos depois ele e sua então noiva começaram a frequentar as reuniões realizadas ainda na ABI, pelo fundador da Igreja Pentecostal de Nova Vida, Bispo Roberto McAlister, homem que marcou profundamente sua vida e de cujo Ministério jamais se desligou.
O Bispo Rubem serviu ao Senhor por anos na ICNV Niterói como diácono e após um período passado na Igreja de Bonsucesso, foi enviado para plantar uma congregação na cidade de Nova Iguaçu em dezembro do ano de 1979, tendo sido ordenado ao Ministério Pastoral no ano seguinte. Ele até hoje permanece nesta cidade a frente de uma linda e frutífera Igreja, abençoada por Deus, com sementes espalhadas por muitos lugares e milhares de pessoas salvas.

Topo A Prelazia

A Prelazia é composta pelos "Bispos Conselheiros".  Estes são os bispos "senior" e são os conselheiros mais próximos ao Primaz. A diferença entre a Prelazia e Junta Episcopal é pouca, uma vez que a ICNV ainda é uma igreja jovem.  Não há dúvida que com o tempo esta diferença se tornará mais crítica nos assuntos nacionais.  Por isso, houve consenso entre os bispos que esta estrutura fosse instaurada já para criar mecanismos que comportariam futuros desdobramentos.  Atualmente, os Bispos Conselheiros são o Revm. Rubem Pinheiro Barreto (Nova Iguaçu - RJ) e o Revm. Ubirajara Fernandes (Marechal Hermes - RJ).

Topo A Junta Episcopal

Os membros da Junta são os "Bispos Pastorais". Estes trabalham junto aos pastores, prestando ajuda, conselho e supervisão, segundo as determinações do Primaz (aconselhado pela Prelazia). Os primeiros dois membros desta casa são o Revm. Luiz Paulo Cavalcante (Botafogo - Rio de Janeiro, RJ), e o Revm. Carlos Alberto José (Nilópolis, RJ), Revm. Celso das Chagas Costa (Vila da Penha - Rio de Janeiro, RJ), Revm. Jorge Carvalho Virgínio (Fragoso - Magé, RJ) e o Revm. Paulo Lima (Marechal Hermes - Rio de Janeiro, RJ).

Topo O Presbitério Nacional

O Presbitério Nacional tem o objetivo de fortalecer o relacionamento entre os pastores e o seu pastor, que é o Bispo Primaz. É composta por todos os Pastores-Presbíteros da denominação. É, também, o termo usado para denominar uma reunião semanal na qual nossos pastores voltam a ser membros, a serem ovelhas. Nesses encontros temos espaço para louvar a Deus, trazer os dízimos das entradas das igrejas para a denominação, orar e obter uma palavra de orientação.

O encontro do Presbitério é aberto apenas aos pastores da Igreja Cristã Nova Vida. Discutimos nossa doutrina e tratamos de teologia de modo dinâmico e sem anular ninguém. Problemas constantes em nossos tempos são, também, objeto de exame, como o divórcio, a política, a ética pastoral, etc... Ouvimos uns aos outros com muito cuidado.

Acima de tudo, a reunião semanal do Presbitério Nacional é um exercício de união.  Ao estarmos juntos, celebrarmos a Ceia do Senhor e orarmos uns pelos outros, laços são fortalecidos, os desanimados amparados e a igreja se renova em unção e visão.

Topo

Anno Domini

A Verdadeira Vitória do Cristão
A Verdadeira Vitória do Cristão Maurício Zágari Leitura indispensável para quem quer ter uma vida de vitória plena e bíblica. R$ 10.00 Saiba mais
Escolhidos: uma exposição da doutrina da eleição
Escolhidos: uma exposição da doutrina da eleição Sam Storms De forma clara e pastoral esse livro apresenta a doutrina da eleição. R$ 35.90 Saiba mais
Dons Espirituais: uma introdução bíblica, teológica e pastoral
Dons Espirituais: uma introdução bíblica, teológica e pastoral Sam Storms Deus lhe concedeu dons! Use-os para a glória dEle! R$ 31.90 Saiba mais
Neopentecostalismo: a história não contada
Neopentecostalismo: a história não contada Walter McAlister Este livro conta a história de um líder que impactou vidas e que decidiu amar a Deus sobre todas as coisas e fazer a Sua vontade R$ 10.00 Saiba mais
Confira mais títulos no site

NewsLetter

Receba nossos e-mails:

Indique este site a um amigo >

Copyright 2014. Igreja Cristã Nova Vida. Todos os direitos reservados.