Liderança

“Desde a escolha dos 12 apóstolos a Igreja teve seus rumos assegurados por bons líderes, guiados pelo Espírito Santo.

Liderança é uma realidade em todos os tempos e lugares. Seja entre primitivos ou sociedades sofisticadas, ela se faz presente e viabiliza a ordem e os rumos dos povos. Há lideranças sinistras e predatórias; outras existem por consenso popular. Mas, na igreja, ela existe por outras razões. Deus as constitui para promover a união e o amadurecimento do seu povo (Efésios 4). Desde a escolha dos 12 apóstolos e dos primeiros diáconos até ao envio dos primeiros missionários pelo conselho dos apóstolos em Jerusalém, a igreja teve seus rumos assegurados por bons líderes, guiados pelo Espírito Santo.

O Primaz

BpWaltersiteA Aliança das Igrejas Cristãs Nova Vida é, de fato, um voto pessoal entre os pastores da denominação e o seu líder, o Bispo Primaz. O seu papel seria comparável ao papel de um pastor de uma igreja. Neste caso, a sua igreja é constituída pelos sacerdotes da denominação. O primaz realiza um culto para pastores uma vez por semana no “Presbitério”. Neste culto há louvor, comunhão, oração e a orientação do Primaz, que pode ser uma mensagem ou uma orientação sobre variados assuntos. Neste sentido o Primaz vela pela saúde da denominação. Ele fica atento às ondas de doutrina, às áreas que necessitam de atenção, e até às questões éticas que surgem em meio às muitas provocações que assolam a Igreja em nossos tempos.

O Primaz também define o tom da ICNV, representando-a interna e externamente. Sua liderança não constitui uma “chefia”, pois a adesão é voluntária. Ele exerce autoridade que lhe é conferida pelos membros do Presbitério Nacional. Sua liderança, também não é solitária. Com a ajuda da Prelazia e Junta Episcopal, todas as suas decisões são cuidadosamente submetidas aos Bispos do Colégio para sua apreciação. O governo não é por consenso da maioria. É conduzido dentro de um compromisso de submissão mútua e de absoluta unanimidade. Se houver um “senão” de qualquer um dos bispos, o Primaz se compromete a esperar até que o Espírito Santo dê uma direção que pareça bem a todos, sem exceção.

O Primaz é uma voz profética para a denominação. Seu papel é de sempre buscar a direção do Espírito Santo para os próximos passos. Frequentemente, o Primaz traz para o Presbitério questionamentos que levam todos a re-examinarem questões que antes eram tidas como absolutamente resolvidas. Neste sentido, o Primaz provoca um processo contínuo de avaliação de paradigmas, com o propósito explícito de velar pelo vigor espiritual da Igreja.

O Colégio de Bispos

O Colégio de Bispos compreende as três casas episcopais: A Primazia, a Prelazia, e a Junta Episcopal. O Colégio é liderado pelo Primaz que, por sua vez, conta com os membros para auxiliá-lo no pastoreio dos membros do Presbitério Nacional.

Bispo Ubirajara Fernandes da Silva

BpUbirajarasiteBispo Ubirajara Fernandes da Silva

Nasceu em 25 de maio de 1945. É casado com Maria Dulce G. da Silva. Converteu-se em 1967 na ABI. Em 20 de junho de 1980, foi ordenado na ICNV em Botafogo. Atualmente, Bispo Ubirajara dedica todo seu tempo à Secretaria Nacional de Missões, um projeto que objetiva levar a ICNV a diversos lugares do Brasil, começando pelas capitais. Em 1994, foi ordenado ao episcopado.

Bispo Carlos Alberto José

BpCarlosAlbertositeBispo Carlos Alberto José

Nasceu em 13 de setembro de 1946. Casado com Ilma Marques José. Converteu-se em 1976 na ICNV em Bonsucesso. Quatro anos depois, foi ordenado diácono. Em 29 de agosto de 1984 foi consagrado pastor na ICNV em Bonsucesso. Um ano depois, abriu a ICNV em Nilópolis. No dia 5 de agosto de 2005 foi ordenado ao ministério episcopal. Formou-se em Teologia em 1989 pela Faculdade Remanescente de Teologia e Filosofia e em 2004 pela Faculdade de Teologia Boa Vista. Curso de Ciências Sociais em nível de pós-graduação e Doutor em Ciência da Religião pela Faculdade de Servilla. Faculdade em Ciências Humanas da America Latina, em São Paulo. Filiado ao Conselho de Teólogos do Estado do Rio de Janeiro.

Bispo Alexandre Barbosa da Silva

BpAlexandre

Nasceu em 29 de agosto 1971 na cidade do Rio de Janeiro. É casado com Marília Horst Barbosa, é pai de Tatiana, Bruna e Juliana e avô de Malu e de Lara. Foi ordenado ao pastorado em 2001 e em 2017 foi ordenado bispo regional da Aliança das Igreja Cristãs Nova Vida. Desde 2004 pastoreia a ICNV Recife e atualmente dedica-se ao episcopado da região nordeste do Brasil e à ação social em comunidades carentes do grande Recife e semi-árido pernambucano.Um fato histórico que liga a sua vida à Nova Vida é que o primeiro casamento que o Bispo Roberto McAlister celebrou na ABI foi de seus pais.

Bispo Jorge Carvalho Virgínio

BpJorgesite

Bispo Jorge Carvalho Virgínio

Nasceu em 11 de março de 1958. Casado com Dulce Santos Virgínio. Tiveram dois filhos, Estêvão e Jônatas. Na ICNV em Duque de Caxias, então liderada pelo pastor João Gomes Santiago, Bispo Jorge Virgínio Carvalho cresceu, foi separado ao diaconato e ao ministério pastoral em 13 de julho de 1991. Cursou seminário teológico durante três anos em sua comunidade. No entanto, o discipulado ao lado de seu pastor, aliado ao seminário, teve grande importância. Após a ordenação, trabalhou dois anos ao lado do pastor João Gomes Santiago e foi enviado para Fragoso. Em 2008, foi ordenado ao ministério sacerdotal.

>

Bispo Celso das Chagas Costa

BPCelsosite

Bispo Celso das Chagas Costa

Nascido em 22 de outubro de 1948. Casado com Vanda Lucia Piffano Costa. Formou-se no Instituto Bíblico Ebenezer. Converteu-se ao Evangelho de Jesus Cristo na ICNV em Bonsucesso. Mudou-se para a ICNV na Taquara, então liderada pelo pastor Hugo Maldonato. Foi ordenado ministro, depois a diácono e, posteriormente, ao ministerial pastoral, no dia 9 de novembro 1988. Como pastor, trabalhou mais um ano ao lado do pastor Hugo, quando foi deslocado para a ICNV em Vila Kosmos. A igreja mudou-se para a Vila da Penha, onde se localiza atualmente. Após 20 anos, em agosto de 2008, foi ordenado a Bispo da Igreja de Nova Vida.

Bispo Rubem Pinheiro Barreto

Br_Rubemsite

Bispo Rubem Pinheiro Barreto

O Bispo Rubem Pinheiro Barreto é um homem cheio de amor e entusiasmo pela Obra de Deus. Sua vida tem sido marcada por sua fé e comunhão com o Senhor Jesus. Ainda criança ele ouviu os ensinamentos do evangelho em uma Igreja Batista do lugarejo onde nasceu, Colônia em São Fidélis. Aos quinze anos mudou-se para Niterói, e aos vinte, já ao lado da companheira de toda sua vida, Wanda, converteu-se na Igreja Assembléia de Deus da Engenhoca. Nesta época já se via sua dedicação à Obra de Deus, através do evangelismo nas praças e visita a hospitais. Poucos anos depois ele e sua então noiva começaram a frequentar as reuniões realizadas ainda na ABI, pelo fundador da Igreja Pentecostal de Nova Vida, Bispo Roberto McAlister, homem que marcou profundamente sua vida e de cujo Ministério jamais se desligou.

O Bispo Rubem serviu ao Senhor por anos na ICNV Niterói como diácono e após um período passado na Igreja de Bonsucesso, foi enviado para plantar uma congregação na cidade de Nova Iguaçu em dezembro do ano de 1979, tendo sido ordenado ao Ministério Pastoral no ano seguinte. Ele até hoje permanece nesta cidade a frente de uma linda e frutífera Igreja, abençoada por Deus, com sementes espalhadas por muitos lugares e milhares de pessoas salvas.

A Prelazia

A Prelazia é composta pelos “Bispos Conselheiros”. Estes são os bispos “senior” e são os conselheiros mais próximos ao Primaz. A diferença entre a Prelazia e Junta Episcopal é pouca, uma vez que a ICNV ainda é uma igreja jovem. Não há dúvida que com o tempo esta diferença se tornará mais crítica nos assuntos nacionais. Por isso, houve consenso entre os bispos que esta estrutura fosse instaurada já para criar mecanismos que comportariam futuros desdobramentos. Atualmente, os Bispos Conselheiros são o Revm. Rubem Pinheiro Barreto (Nova Iguaçu – RJ) e o Revm. Ubirajara Fernandes (Marechal Hermes – RJ).

Os membros da Junta são os “Bispos Pastorais”. Estes trabalham junto aos pastores, prestando ajuda, conselho e supervisão, segundo as determinações do Primaz (aconselhado pela Prelazia). Os membros desta casa são: Revm. Carlos Alberto José (Nilópolis, RJ), Revm. Celso das Chagas Costa (Vila da Penha – Rio de Janeiro, RJ) e o Revm. Jorge Carvalho Virgínio (Fragoso – Magé, RJ).

O Presbitério Nacional

O Presbitério Nacional tem o objetivo de fortalecer o relacionamento entre os pastores e o seu pastor, que é o Bispo Primaz. É composta por todos os Pastores-Presbíteros da denominação. É, também, o termo usado para denominar uma reunião semanal na qual nossos pastores voltam a ser membros, a serem ovelhas. Nesses encontros temos espaço para louvar a Deus, trazer os dízimos das entradas das igrejas para a denominação, orar e obter uma palavra de orientação.

O encontro do Presbitério é aberto apenas aos pastores da Igreja Cristã Nova Vida. Discutimos nossa doutrina e tratamos de teologia de modo dinâmico e sem anular ninguém. Problemas constantes em nossos tempos são, também, objeto de exame, como o divórcio, a política, a ética pastoral, etc… Ouvimos uns aos outros com muito cuidado.

Acima de tudo, a reunião semanal do Presbitério Nacional é um exercício de união. Ao estarmos juntos, celebrarmos a Ceia do Senhor e orarmos uns pelos outros, laços são fortalecidos, os desanimados amparados e a igreja se renova em unção e visão.